Pular para o conteúdo principal

OBJETOS LITÚRGICOS

 Arquivos Coroinhas - Sou Catequista

 

OBJETOS LITURGICOS  

Download

 

Os objetos litúrgicos, também chamados de “alfaias”, são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa. Os objetos usados no culto divino devem ser feitos de materiais nobres, ornados de tal forma que invoquem a riqueza dos mistérios que eles servem. A encíclica Sacrosanctum Concilium assim descreve a importância da dignidade dos objetos utilizados na liturgia: “A igreja preocupou-se com muita solicitude em que as alfaias sagradas contribuíssem para a dignidade e beleza do culto”. Dessa forma, não cumpre o papel a que se propõe, objetos que não exaltem essa dignidade, tais como cálices de vidro comum ou patenas improvisadas, feitas de materiais desprovidos de valor. Vamos conhecer os objetos mais importantes:

 Cibório / Âmbula Dourado Total 16020 – Livraria Kairós

ÂMBULA: também chamada de cibório ou píxide; é utilizada para a conservação e distribuição das hóstias consagradas aos fiéis.

 

 Cálice 3202/2 (GOT)

CÁLICE: recipiente onde se consagra o vinho durante a missa.

 Pílulas Litúrgicas: A patena

PATENA: pequeno prato, geralmente de metal, utilizado na consagração do pão. Também é usada na distribuição da comunhão, para prevenir a possibilidade de queda das partículas consagradas ou partes delas.

 

 Teca de Hóstia para Enfermos te00 | Fábrica de Hóstias

TECA: pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a Eucaristia para os doentes.

 

 Hóstias 10 cm Embalagem com 10 unidades | Fábrica de Hóstias

HÓSTIA: pão não fermentado (ázimo) circular. Ao pão maior chamamos hóstia, consagrada e consumida pelo sacerdote durante a missa. Aos menores, consagrados e distribuídos aos fiéis, chamamos partículas. Essas, uma vez guardadas no sacrário para adoração dos fiéis, e que são consumidas na missa seguinte, chamamos reserva eucarística.

 

Turíbulo Grande Trabalhado - SANTA INÊS PARAMENTOS

TURIBULO: é o objeto utilizado na incensação. Nele é colocado o incenso, uma resina aromática, sobre a brasa. O incenso, que simboliza a oração elevada a Deus, é depositado no turibulo, pelo sacerdote, e guardado na naveta, um pequeno vaso utilizado para o seu transporte.

Galheta Litúrgica Niquelada - Pax Paramentos Cristãos

GALHETAS: dois recipientes para a colocação da água e do vinho, para a celebração da missa.

 

 Objetos destinados às celebrações litúrgicas – Acólito Silvério

CORPORAL: tecido em forma quadrangular sobre o qual se coloca o cálice com o vinho e a patena com o pão.

 Pala cálice Vatican poliéster cartão extraível | venda online na HOLYART

PALA: cartão quadrado, revestido de pano, utilizado para cobrir a patena e o cálice.

sanguineo – Acólito Silvério

SANGÜINEO OU PURIFICATÓRIO: É um tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, limpa o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos.

 

 Manustérgio linho e algodão 2 peças | venda online na HOLYART

MANUSTÉRGIO: toalha com que o sacerdote enxuga as mãos no rito do lavabo.

 ARTE SACRA- Aspersório- Antiga caldeirinha para água be

CALDEIRINHA E ASPERSÓRIO: a caldeirinha é o recipiente utilizado para colocar água benta para a aspersão. O aspersório é um pequeno bastão metálico com o qual a água benta é aspergida.

 Ostensório Banhado De Ouro Trabalhado - 50cm - Tradição Monástica

OSTENSÓRIO: é o objeto que serve para expor o Santíssimo para a adoração dos fiéis e também para dar a bênção eucarística. Nele há a parte central fixa, chamada de custódia, que contém uma parte móvel, transparente, circular, a luneta, onde se coloca a hóstia consagrada para adoração.

Círio Pascal Amarelo Ícone de Jesus 90 cm x 9 cm - 2021 - Casa da Mãe

CÍRIO PASCAL: uma vela grande, benzida na missa solene da Vigilia Pascal, no Sábado Santo. É utilizado nas missas celebradas durante o Tempo Pascal e também, no ano inteiro, nos batizados. Representa, na liturgia, a luz de Cristo.

 Crucifixo de Mesa

CRUCIFIXO: além da cruz processional, que abre a procissão de entrada, há um crucifixo menor, que fica sobre o altar, durante a missa.

 

 

VESTES LITÚRGICAS

 

 Alva com renda de Cruz - Paramentaria São Pedro

ALVA: é uma túnica longa, de cor branca, amarrada na cintura por um cordão grosso chamado cíngulo.

 Amito Litúrgico | FP Paramentos

AMITO: é uma peça que o sacerdote põe sobre os ombros ao se vestir com os paramentos para a celebração eucarística. É posto antes da alva.

 Casula Modelo I São Salvador | ARTE SACRO Paramentos e Objetos Litúrgicos

CASULA: é exclusiva do sacerdote. Trata-se de um manto que se veste sobre a alva e a estola. O diácono usa a dalmática, sobre a alva e a estola.

 Estola Verde com Bordado a Mão - SANTA INÊS PARAMENTOS

ESTOLA: veste litúrgica do sacerdote. A estola fica encoberta quase totalmente pela casula. A estola do diácono difere da do sacerdote: é colocada em diagonal, correndo do ombro esquerdo à cintura direita.

 Véu Umeral VEU-1460 - PARAMENTOS A BOA SEMENTE

VÉU UMERAL: manto ricamente ornado, usado pelo sacerdote na bênção do Santíssimo. Durante as procissões, ao conduzir o Santíssimo, o sacerdote usa a capa pluvial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.