Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro convida Crivella para ser embaixador do Brasil na África do Sul

Presidente Jair Bolsonaro e Marcelo Crivella em evento em setembro do ano passado — Foto: Alan Santos/PR/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convidou Marcelo Crivella (Republicanos), ex-prefeito do Rio, para ser embaixador do Brasil na África do Sul.

O convite foi feito há dois meses, após um encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. O nome de Crivella precisa ser aprovado pelas autoridades da África do Sul.

O Ministério das Relações Exteriores enviou ao governo da África do Sul um documento conhecido como "agreement", que é uma consulta que sinaliza a intenção de uma indicação. 

A informação foi confirmada pela TV Globo com fontes ligadas a Crivella e ao partido dele, Republicanos. O documento questiona se o governo sul-africano tem alguma restrição à sugestão.

A indicação foi vista como um afago de Jair Bolsonaro ao Republicanos, que está na base de apoio do presidente.

Pessoas ligadas ao partido afirmam que a bancada evangélica ficou irritada com a omissão do presidente em relação à deportação de missionários brasileiros de Angola, no mês passado. A indicação seria uma forma de tentar conter a crise.

O Republicanos é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual Crivella é bispo licenciado.

Houve um racha entre bispos brasileiros e angolanos pelo comando da igreja em Angola. Os angolanos afirmam que os brasileiros enviaram dinheiro para o Brasil de maneira ilegal.

A Procuradoria Geral da República de Angola investiga o caso, segundo agências internacionais.

Crivella é sobrinho do principal líder da IURD, o bispo Edir Macedo, e já morou na África do Sul quando foi missionário.

O bispo licenciado foi prefeito do Rio entre 2017 e 2020, de onde saiu preso suspeito de corrupção no caso conhecido como QG da Propina.

Para se tornar embaixador, o nome do ex-prefeito tem que ser aprovado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.

O que dizem os citados

A IURD diz que a Igreja em Angola não é investigada no inquérito e os bispos e pastores sequer tiveram acesso ao procedimento.

A igreja em Angola, segundo a nota, é vítima de uma trama elaborada por um grupo de ex-oficiais que foram expulsos em decorrência de desvios de conduta, além de ataques, invasões, saques e notícias falsas.

Segundo a Iurd, não houve qualquer irregularidade da igreja ou de seus bispos e pastores.

O ex-prefeito e o Palácio do Planalto não responderam o RJ1 até a última atualização desta reportagem. (g1.com)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.