Pular para o conteúdo principal

México. Setembro, mês da Bíblia: entronizar, enaltecer e aprofundar as Escrituras

 Bíblia, Deus com a gente

 

O episcopado mexicano convida a promover iniciativas para que os fiéis possam ir à fonte da vida cristã, ainda mais neste tempo de turbulência causado pela pandemia, pois ela ajudará a caminhar firmemente com o Senhor. A Pastoral Bíblica da Conferência Episcopal Mexicana (CEI) apresenta uma série de 12 subsídios que, com o título "Entronizando a Bíblia", procura difundir a Palavra de Deus, exaltá-la e aprofundá-la.

Setembro, Mês da Bíblia é também, neste ano para os mexicanos, o mês do Bicentenário da Independência, ou seja, uma oportunidade para agradecer ao Senhor e pedir sua misericórdia e paz neste "tempo de turbulência" causado pela pandemia.  Assim se expressa a carta-convite da Dimensão de Animação Bíblica da Pastoral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) para que fiéis leigos e pastores da Igreja promovam iniciativas que levem à fonte da vida cristã, a Sagrada Escritura.

"Com o profeta Ezequiel sabemos que a Palavra de Deus anima aqueles que podem se sentir cansados ou desencorajados pelo flagelo da epidemia e outros males, como a violência e a criminalidade", lê-se na nota assinada pelo bispo de Azcapotzalco e responsável pela Animação Bíblica da Pastoral da Conferência episcopal, dom Adolfo Miguel Castaño Fonseca.

 

12 maneiras de entronizar a Bíblia

Em linha com as perspectivas estabelecidas no Projeto Pastoral Global (PGP), o episcopado mexicano quer "apresentar Jesus Cristo vivo e ressuscitado, próximo, um companheiro de caminho, que amplia horizontes e nos dá confiança diante das realidades muito difíceis e complexas em que vivemos, incluindo a pandemia SARS-CoV-2".

 

Neste contexto, a Pastoral Bíblica apresenta uma série de 12 subsídios que, com o título "Entronizando a Bíblia", procura difundir a Palavra de Deus, exaltá-la e aprofundá-la. Além disso, uma série de dez oficinas de reflexão sobre o "Mistério da Redenção, do Projeto Global de Pastoral", será realizada através dos Centros de Formação Bíblica e deverá ser implementada nas paróquias e demais comunidades de fé, especialmente entre os vários agentes de pastoral.

Imitar a fidelidade de São José ao Verbo de Deus

"Desejamos que este ano, dedicado a São José, seja uma oportunidade para imitar a fidelidade deste Santo nos cuidados que teve com o Verbo de Deus encarnado no ventre puríssimo da Virgem Maria e que quis habitar entre nós, para compartilhar nossas penas, sofrimentos e fadigas, mas também para nos infundir esperança em nossas lutas e esforços", conclui dom Castaño Fonseca em sua mensagem.

 

(Vatican News – ATD/RL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.