Pular para o conteúdo principal

O Papa: a luta contra os tumores "é uma forma de caridade social"

O Papa com os membros da Liga Italiana de Luta contra os Tumores

No encontro com a Liga Italiana de Luta contra os Tumores, o Papa definiu o associacionismo "um testemunho importante diante da indiferença" e "de uma mentalidade que gostaria de excluir quem não é perfeito".

O Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, nesta sexta-feira (04/03), os membros da Liga Italiana de Luta contra os Tumores, por ocasião de seus cem anos de fundação.

Segundo o Papa, este organismo "é um precursor histórico dos cuidados paliativos atuais, tão importantes e preciosos".

Numa sociedade marcada pela cultura da indiferença, é necessário fazer-se próximo e para a associação, isto significa estar perto dos pacientes com tumores, "que encontraram ainda mais dificuldades nos últimos dois anos por causa da pandemia que lançou o sistema de saúde em crise". "Também significa estar ao lado dos familiares dos pacientes com tumores, que precisam de apoio competente e eficaz. Por fim, significa estar perto dos profissionais de saúde, que também foram severamente provados pelas difíceis condições em que tiveram que trabalhar", disse Francisco em seu discurso.

 

Testemunho diante da indiferença

 

O Papa recordou que "a pandemia também atrasou os processos de prevenção e diagnóstico, com consequências óbvias principalmente no tratamento da doença, mas também na paz de espírito das famílias e da sociedade como um todo. Isto também exige mais prevenção e atenção a partir de agora".

 

O seu compromisso é uma forma de caridade social, que vocês exercem de forma associativa, colaborando com órgãos públicos e privados e com o setor de voluntariado. O associacionismo é um testemunho importante diante da indiferença, diante de uma mentalidade que gostaria de excluir quem não é perfeito. Tal testemunho requer formação. Não basta "fazer", é preciso educar-se, formar-se, para responder à cultura do descarte, que tende a marginalizar a vulnerabilidade, a fragilidade e o sofrimento.

 

Juntos podemos deter a cultura do descarte

 

Francisco recordou que "o direito ao cuidado e ao tratamento para todos deve ser sempre privilegiado, para que os mais frágeis, especialmente os idosos e os doentes, nunca sejam descartados. Juntos podemos deter esta cultura que procura afirmar um modelo de ser humano "econômico", que tem valor apenas na medida em que produz e consuma". O Papa lembrou também que "mesmo no sofrimento e na doença somos plenamente homens e mulheres, sem diminuição, reconhecendo-nos nessa totalidade psico-físico-espiritual típica apenas da pessoa humana".

 

O Papa concluiu, incentivando a Liga Italiana de Luta contra os Tumores a ir adiante em seu serviço às pessoas, fiel ao seu slogan: "Prevenção é viver".

 

(Vatican News)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.