Pular para o conteúdo principal

Hospital do Papa pronto para acolher 25 crianças da Líbia com doenças graves


São pequenos pacientes que irão se somar a outros 12, do mesmo país, com doenças onco-hematológicas já atendidos no Hospital Bambino Gesù. A iniciativa faz parte de um projeto de cooperação italiana que envolve o Ministério das Relações Exteriores através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

O Hospital Infantil Bambino Gesù de Roma, conhecido como o "Hospital do Papa", assinou um acordo com a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) para oferecer às crianças da Líbia com doenças graves um tratamento na Itália. O documento foi assinado na última quinta-feira (7) e fala em acolher 25 pacientes pediátricos, acompanhados por um dos pais ou pelo tutor legal.

O acordo, no valor de 2,425 milhões de euros, faz parte do projeto de Cooperação Italiana "Intervenção de emergência em favor de crianças líbias que sofrem de patologias graves", aprovado pela vice-ministra do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni. Os pequenos pacientes vão receber cuidados médicos, assistência social e psicológica, e poderão seguir cursos educacionais adaptados às suas necessidades. A presença de mediadores culturais de língua árabe irá facilitar a comunicação entre eles, suas famílias e os agentes de saúde.

"O acordo assinado confirma a eficácia de uma parceria que é o resultado da sinergia entre o compromisso humanitário e uma excelência sanitária italiana como a do Hospital Bambino Gesù", disse Luca Maestripieri, diretor da AICS. A instituição de saúde também vai se encarregar "do acompanhamento clínico, como os 'Day Hospitals', e vai ajudar com os gastos através de contribuição organizacional, logística e de mediação cultural, assim como do apoio aos acompanhantes dos pacientes".

Além disso, o escritório da AICS , o Ministério da Itália e a Embaixada de Trípoli estão colaborando ativamente no projeto. O diretor Luca acrescentou que "todos esses são pré-requisitos que me deixam particularmente confiante de que este novo acordo será capaz de alcançar os resultados desejados e, o mais importante, vai poder dar uma nova vida a 25 pequenos pacientes líbios".

A responsabilidade com os "filhos do mundo"

Mariella Enoc, presidente do Hospital Infantil Bambino Gesù, declarou que, "embora conflitos sem sentido e sangrentos, desastres climáticos e aumento da pobreza estejam tendo seus efeitos sobre os menores e mais indefesos, sentimos um renovado senso de urgência a responsabilidade de oferecer disponibilidade aos 'filhos do mundo' que precisam de nossa capacidade de cuidado e acolhimento". Os pacientes serão identificados através da Embaixada da Itália em Trípoli e em estreita coordenação com os hospitais pediátricos locais de referência na própria Trípoli, Benghasi, Sebha e Kufra.

Uma ação que se repete

A iniciativa é o resultado de uma parceria que começou em 2019, por vontade do Ministério das Relações Exteriores, com a assinatura de um acordo entre a AICS e o Hospital Bambino Gesù que permitiu, até hoje, oferecer tratamento a 12 pacientes líbios com doenças onco-hematológicas no mesmo hospital.

 

 

Reproduzida do portal de noticias: Vatican News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.