Pular para o conteúdo principal

I Encontro da Conferência Episcopal da Ásia Central: um caminho de fraternidade

 

Criada em setembro passado, "na agenda deste primeiro encontro estão previstas a eleição do presidente da Conferência episcopal, a definição dos objetivos a serem perseguidos e a atribuição de papéis e tarefas". Este encontro será "o primeiro passo em um caminho de unidade e fraternidade": "Depositamos muita esperança no caminho que estamos prestes a

empreender com bispos e administradores apostólicos de todos esses países", diz o presidente dos bispos do Cazaquistão, dom José Luis Mumbiela.

A recém-criada Conferência Episcopal dos Bispos da Ásia Central reúne-se pela primeira vez de 26 a 30 de abril em Nursultan, no Cazaquistão. O novo órgão foi oficialmente criado em setembro, após um Decreto emitido pela Congregação para a Evangelização dos Povos.

 

Inicialmente era para ter apenas o Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, mas, ao longo dos meses, foi ampliado para incluir a Mongólia e o Afeganistão e, provavelmente, no futuro também poderá acolher o Azerbaijão.

Prevista a eleição do presidente da Conferência episcopal

 

Segundo o administrador apostólico do Uzbequistão, dom Jerzy Maculewicz, OFM Conv., "na agenda deste primeiro encontro estão previstos a eleição do presidente da Conferência episcopal, a definição dos objetivos a serem perseguidos e a atribuição de papéis e tarefas".

 

Durante a conferência, haverá também uma breve reunião a ser realizada pelo diretor nacional e pela chefe da comunicação da Caritas Cazaquistão, padre Guido Trezzani e Anastasya Krivonos, que falarão sobre questões relacionadas com a organização caritativa dos bispos.

Unidos pela mesma fé, pertencentes à mesma Igreja

O encontro, disse à agência missionária Fides o bispo da Santíssima Trindade em Almaty e presidente da Conferência Episcopal do Cazaquistão, dom José Luis Mumbiela Sierra, será "o primeiro passo em um caminho de unidade e fraternidade": "Depositamos muita esperança no caminho que estamos prestes a empreender com bispos e administradores apostólicos de todos esses países".

 

"O Senhor nos pede para estender os laços de fraternidade, para sermos mais Igreja com os países vizinhos, para darmos um testemunho. Creio que o aspecto mais bonito desta nova caminhada é que podemos estar unidos mesmo vivendo em países diferentes, com governos e culturas diferentes. E isto é possível porque temos a mesma fé, pertencemos à mesma Igreja: por outro lado, o catolicismo se distingue precisamente por sua universalidade. Acho que este é um testemunho muito bonito", conclui dom José Luis.

 

(com Fides)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.