Pular para o conteúdo principal

Papa recebe o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal

A audiência com Francisco durou cerca de meia hora

O Papa Francisco, entre a série de audiências da manhã desta quinta-feira (27), véspera de viagem apostólica à Hungria, recebeu o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro no Palácio Apostólico com o Pontífice começou às 9h20 e durou 30 minutos. Em seguida, a audiência foi com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher.

 

Durante os encontros cordiais realizados na Secretaria de Estado, foram enaltecidas as várias questões relacionadas à guerra na Ucrânia, "reservando particular atenção ao aspecto humanitário e aos esforços para restaurar a paz". No mesmo contexto, também foram discutidos vários temas relativos à vida e à atividade das Igrejas no país.

 

"A paz é uma flor frágil"

Durante a tradicional troca de presentes, o Papa Francisco deu ao líder ucraniano uma peça em bronze moldada com uma flor que nasce e a inscrição "A paz é uma flor frágil", bem como a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria do Vaticano, e o volume "Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia".

 

Por sua vez, o primeiro-ministro deu ao Pontífice a reprodução de um jarro de cerâmica na forma de um galo, que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev, e feixes de trigo da Ucrânia. Além disso, também presenteou o Papa com um livro de fotos sobre a guerra em andamento e a resistência do povo ucraniano.

 

A coletiva de imprensa com o primeiro-ministro

Shmyhal - como ele mesmo revelou em uma coletiva de imprensa após a audiência no Vaticano - reiterou o convite ao Papa para visitar a capital Kiev e pediu-lhe ajuda para o retorno das crianças deportadas à força para a Rússia: "sobre o encontro com o Papa hoje, no Vaticano, conversamos sobre a fórmula de paz e a possível ajuda de Sua Santidade e do Vaticano para cumprir todas as etapas do plano de paz do presidente Zelensky. Também pedi ajuda a Sua Santidade para que os ucranianos e as crianças ucranianas detidas, presas e deportadas à força para a Rússia voltem para casa. Além disso, convidei o Santo Padre para visitar pessoalmente o nosso país".

 

 

Fonte: Vatican News

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.