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Flamengo arrecada na final da Copa do Brasil mais do que em todo Carioca

 Torcida do Flamengo no jogo contra o São Paulo, no Maracanã, pela ida da final da Copa do Brasil

 

A renda recorde do Flamengo na final da Copa do Brasil — R$ 26,3 milhões — é superior ao que o clube arrecadou nos jogos que fez em todo o Carioca 2023.

O que aconteceu

No estadual deste ano, o Flamengo somou R$ 23,8 milhões em renda bruta de jogos, segundo o balancete financeiro mais recente, considerando 15 jogos.

A arrecadação do jogo contra o São Paulo, inclusive, é quase o dobro do que o clube teve de renda nos jogos da Copa do Brasil 2022 (R$ 13,7 milhões) — quando o Fla foi campeão. O segundo jogo da final contra o Corinthians teve renda bruta de R$ 11,1 milhões.

 

No primeiro semestre de 2023, o Flamengo já tinha somado R$ 62,8 milhões de renda bruta com jogos.

A final da Copa do Brasil, sozinha, foi o equivalente 42% do que o clube embolsou nesse quesito ao longo dos primeiros seis meses do ano.

Olhando para todo 2022, a renda recorde equivale a cerca de um quarto do que o Fla faturou com bilheteria no ano passado.

Para alcançar a renda de R$ 26,3 milhões, Flamengo x São Paulo teve um tíquete médio de R$ 436,21. Os ingressos variaram de R$ 400 a R$ 4,5 mil para o público em geral.

 

Torcida pagou e vaiou

A torcida do Flamengo lotou o Maracanã na primeira partida da final da Copa do Brasil contra o São Paulo, com os 60 mil pagantes.

Mas a galera mesmo se viu decepcionada ao proporcionar os R$ 26 milhões ao clube, tendo em troca uma atuação tão ruim.

Assim que os números da partida foram anunciados no Maracanã, a galera vaiou e emendou com xingamentos ao presidente Rodolfo Landim e ao vice de futebol, Marcos Braz.

Por que a bilheteria importa

Para o cotidiano do clube, a receita de bilheteria é importante porque ela entra de imediato nos cofres.

Da renda bruta, claro, são descontadas as despesas da operação da partida, descritas no borderô. Esse documento ainda não foi publicado pela CBF.

 

Elitização

O Flamengo entende que havia demanda para cobrar ingressos tão caros — tanto que o estádio estava cheio.

Mas, ao mesmo tempo, reconhece nos bastidores que ir ao estádio tem se tornado um privilégio de poucos.

Inclusive, isso afeta como o clube encara o programa de sócio-torcedor. A meta futura é turbinar ainda mais os benefícios e descontos dos planos que não sejam o de topo — que dá preferência à compra dos ingressos para o estádio.

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Fonte: Uol.com.br

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