Pular para o conteúdo principal

Esperar Jesus em silêncio: Cartas pastorais dos bispos chineses para o Advento

 Fiéis chineses em oração (AFP)

 

As comunidades católicas da China continental começam o caminho do Advento com iniciativas e reflexões frequentemente inspiradas nas Cartas pastorais dirigidas pelos bispos ao Povo de Deus em vista do Natal.

"Meditação" é o título da Carta pastoral que Joseph Gan Junqiu, arcebispo da metrópole de Guangzhou, no sul da China, acaba de publicar para o Advento, um período que marca o início do ano litúrgico.

 

Advento, tempo de espera, de preparação

 

O Advento é um tempo de espera, de preparação, de acolhida do nascimento de Jesus, e "esperar em meditação - escreve dom Gan - nos ajuda a encontrar Deus", porque "sem o silêncio interior não podemos encontrar Jesus e falar com Ele".

 

O bispo Joseph enfatiza a importância dessa meditação silenciosa nos tempos atuais, em que vivemos imersos em uma modernidade frenética, "ensurdecidos por tanto clamor, tanto barulho, tanto tumulto perturbador", e isso se mostra ainda mais importante "para preservar esse momento singular e indispensável de silêncio, o silêncio de Nazaré", acrescenta o bispo de Guangzhou, citando a frase do Evangelho de Lucas ("Maria, por sua vez, guardava todas essas coisas meditando-as em seu coração").

 

Acolher o Natal de Jesus em silêncio

 

"Ensinai-nos a ser silenciosos, contemplativos e fervorosamente atentos aos verdadeiros ensinamentos da alma; e ensinai-nos também a esperar, a preparar-nos, a acolher o Natal de Jesus em silêncio", acrescenta o bispo Gan.

 

De acordo com o Departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos de Guangzhou, a Arquidiocese conta 15 padres e 25 religiosas (dados de outubro de 2022). Joseph Gan, eleito arcebispo em novembro de 2006, foi ordenado, em comunhão com o Papa Bento XVI, em 4 de dezembro de 2007.

Meditação para libertar o coração e poder encontrar o Senhor

 

O retiro espiritual para os sacerdotes da Diocese de Ningbo também se concentrou na meditação "para libertar o coração e poder encontrar o Senhor". Vinte e oito padres diocesanos participaram do retiro de fim de ano, de 21 a 24 de novembro, antes do período do Advento, realizado no Centro de Formação diocesano, e se concentrou em questões e aspectos relacionados à vida sacerdotal.

 

Entre as questões abordadas encontrava-se a crise de orientação e de identidade vivida por vários sacerdotes quando chegam à meia-idade, após os anos de impulso inicial. (fonte: Vatican News)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.