Pular para o conteúdo principal

Fifa e Conmebol analisam queda de Ednaldo Rodrigues e não descartam intervir na CBF

 Ednaldo Rodrigues no sorteio da final da Copa do Brasil na CBF — Foto: Fred Gomes

 

A Fifa e a Conmebol analisam de perto a forma como foi determinada a destituição do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, feita por meio de decisão judicial. Não está descartada uma intervenção das entidades, desde que seja considerado que o procedimento para sua saída não ocorreu dentro das regras das entidades. A participação do Fluminense no Mundial de clubes, no entanto, está garantida.

 

Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou as duas assembleias que elegeram Ednaldo. Com isso, houve determinação para que um interventor, José Perdiz (do STJD), assuma a entidade para nomear eleições em 30 dias.

 

Os regulamentos da Fifa e da Conmebol dizem que não pode haver interferência de terceiros na gestão das federações nacionais. Isso está determinado nos artigos 14 e 19 da federação internacional. Por esses artigos, os dirigentes precisam ser eleitos para seus cargos.

Nesta quinta-feira, antes da decisão judicial que derrubou Ednaldo, a Fifa e a Conmebol enviaram cartas à CBF ressaltando a existência dos artigos. O documento da confederação sul-americana foi uma resposta a própria entidade. Houve menção, inclusive, sobre possíveis sanções.

 

Após a decisão, a Fifa e a Conmebol passaram a analisar a medida concreta da Justiça. Três fontes das entidades confirmaram a informação ao UOL.

 

A ideia é verificar se a destituição feriu os regulamentos. Se isso for constatado, não se descarta uma intervenção na CBF. Isso poderia afetar a participação do Brasil em Eliminatórias da Copa e de times em competições internacionais.

 

Mas não há risco nenhum para o Fluminense, que vai participar do Mundial de clubes da Fifa. Isso foi ressaltado por uma das fontes ouvidas pela reportagem.

 

Ednaldo é aliado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. E, na CBF, conta-se com o apoio da entidade na disputa em curso pelo poder da entidade.

 

Agora, na prática, a Fifa nunca puniu a CBF até hoje por disputas internas na Justiça. Em sua decisão, o Tribunal de Justiça quis passar a imagem de que não era um intervenção externa, pois Perdiz é do meio esportivo.(fonte: Uol.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.