Pular para o conteúdo principal

Guerra no Oriente Médio, Gallagher: necessária uma negociação o quanto antes

 Foto de arquivo: o arcebispo Paul Richard Gallagher (Vatican Media)

"Fomos testemunhas das terríveis atrocidades de 7 de outubro, para as quais não há justificativa, mas também testemunhamos o que aconteceu depois. É necessária uma negociação o mais rápido possível. Esperamos que essa guerra não dê origem a outros conflitos religiosos e não se espalhe para outras partes do mundo". É o que ressalta o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário vaticano das relações com os Estados e as

organizações internacionais, em uma entrevista exclusiva com publicação este sábado pelo semanário diocesano Roma Sette, um encarte do Avvenire. O prelado fala sobre o conflito em curso no Oriente Médio e sobre os temas mais candentes no cenário internacional, desde a guerra na Ucrânia até a crise da Onu e o papel da China.

 

Preocupação com a Ucrânia

Sobre a guerra que está ocorrendo na Ucrânia há quase dois anos, Gallagher expressa "profunda preocupação: é uma fase de impasse enquanto continua a haver vítimas de ambos os lados. Continuamos dispostos a facilitar uma mediação. O que podemos fazer é ajudar em nível humanitário. Continuamos usando nossos bons ofícios para a troca de prisioneiros e tentar facilitar o projeto de repatriação de crianças ucranianas. Devemos admitir que os resultados desses esforços são modestos. Mas continuamos trabalhando".

 

Sobre a possibilidade de uma viagem do Papa Francisco, Gallagher diz que "o Papa continua muito disposto a ir tanto à Ucrânia quanto à Rússia. Isso seria um indicativo de um passo adiante na pacificação. Infelizmente, não achamos que isso será imediato, mas esperamos que possa se concretizar. É claro que isso também depende das partes envolvidas no conflito. Acredito que uma visita do Papa seria bem-vinda para ambos".

 

A crise da ONU

O arcebispo também enfatiza a "profunda crise da Onu e dos organismos multilaterais. Muitas agências da Onu oferecem uma contribuição importante em zonas de guerra, mas em nível político e diplomático a crise é profunda. É necessária uma reforma, da qual se fala há anos, especialmente do Conselho de Segurança, e agora há mais convicção. Talvez seja uma questão de fortalecer o papel da Assembleia Geral, expandir os membros não permanentes do Conselho e talvez mudar suas regras. A Santa Sé acredita que esses órgãos deveriam lidar muito mais com questões centrais que realmente dizem respeito à humanidade".

 

Fonte: Vatican News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.