Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO: Anvisa proíbe venda de balas da marca Dori, por suspeitar de contaminação de Salmonella

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), a proibição do comércio de alguns lotes de produtos da Dori por suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella. São eles: bala de hortelã recheada, bala bolete tutti frutti, bala de hortelã mint, bala de morango recheada, dori regaliz tijolo, bala Lua Cheia Chantilly e bala Yogurte 100 Morango.

 

Em nota, a marca afirmou que iniciará o recolhimento voluntário dos produtos, distribuídos em âmbito nacional, fabricados em sua unidade fabril de Rolândia, no Paraná, entre os dias 21 de junho e 10 de julho deste ano.

 

“Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, acrescentou.

 

A Dori disse, ainda, que todos os seus outros produtos, incluindo os de outros lotes e datas de validade, são considerados seguros para consumo e pediu que os clientes não consumam as balas supostamente contaminadas, mas entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da companhia.

 

A comunicação pode ser iniciada através do telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou pelo email sac@dori.com.br.

 

O que é salmonella?

A Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais.

A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella.

A Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Enquanto os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis. A febre tifoide, por sua vez, é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior.

A maioria dos casos de salmonelose não tifoide apresenta sintomas típicos de uma Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), como vômito, dores abdominais, febre e diarreia, que geralmente duram alguns dias e diminuem em uma semana.

A doença pode provocar grave desidratação e, se não tratada adequadamente, pode levar a morte. Apesar de serem raros, é fundamental iniciar o tratamento assim que surgirem os primeiros sintomas, principalmente reidratando o corpo com o consumo de bastante água.

 

 

Fonte: Diário de Pernambuco

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento: com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson)

  É com profunda tristeza que a família e amigos informa a toda a comunidade o falecimento de ALDENIR (esposa de Jailson), a mesma encontrava-se internada tratando de uma enfermidade, mas, no dia de hoje o Senhor Deus de

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

  A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou neste dia 28/09 a 1ª noite de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário , com o tema “Com a Mãe do Rosário, somos peregrinos da esperança” , rezando o santo terço as 18:30hs pelos legionários da comunidade Sagrada Família (Alto da Boa Vista), as 19:00hs deu continuidade com a Novena presidida pelo Pe. Manoel Rodrigues e por todos os fieis presidentes com orações e

Festa da padroeira de Petrolina (PE) se torna Patrimônio Cultural Imaterial

  Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolina (PE). A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito, Simão Durando Filho.